quarta-feira, 1 de julho de 2009

Canibalismo entre outras espécies.

Eu gosto SIM de animais. Gosto tanto que quando espeto um pedaço de picanha me fere a moral. Mas é o costume, fazer o quê? Vegetarianismo já fiz, por 5 meses, mas a falta de cuidado com a substituição de proteínas e vitaminas me trouxe de volta uma doença não muito agradável, que me pegou quando tinha lá meus 8 anos. A cegueira não é bem um incentivo para se parar de comer carne irresponsávelmente. No mesmo dia que a volta da atividade da bactéria foi diagnosticada, eu comi logo um hambúrguer de mignon! Foi um triste fim temporário da busca de um ideal. Sei lá. Desde então tenho que comer aqueles deliciosos bifes acebolados com meus olhos e mente fechados, as carnes mucho boas que o Gustavo ganhava no pub e preparava como ninguém lá em Londres, os churrascos corriqueiros aqui...Não posso pensar nos bichinhos, nas vacas, nas galinhas, nos porcos, na violência. No descaso com que tratam estas vidas. Estou ali, me sentindo hipócrita, pensando como eu preferia estar comendo batata, tomate seco, rúcula e até beringela do que aquele delicioso lagarto mineiro, que se eu pensar bem, me trás uma ância de vômito, um asco, um nó no estômago - eu sei o quanto é difícil nos libertarmos de velhos hábitos da sociedade. Fomos a uma mostra de projetos de conclusão de curso de alunos de design de uma universidade de Londres. Em um dos balcões nos deparamos com galinhas de pelúcia dentro de pacotes de frango assado vendidos em um supermercado X, caixas de ovo com pintinhos dentro, patos de pelúcia com os riscos de corte, e assim por diante. Gostei muito do projeto, tirei minhas conclusões mas fiz questão de conversar com o criador. O russo com sotaque pesado me explicou que queria fabricar a linha de brinquedos infantis, que o contato com a origem do alimento foi perdido, e quem sabe se a criança tivesse que matar um boi, não comeria mais a carne. Hoje compramos a bandeja no mercado e ignoramos - vezes por falta de informação, vezes por descaso - o desmatamento para o cultivo de animais, as redes de fastfood que não param de crescer. Os baldes com asinha de frango e meio litro de gordura vendidos a preço de banana nos tais "países de primeiro mundo". O que é isso? Os cães acorrentados, magros, sarnentos, tristes, solitários? Violentados, desrrespeitados, largados ao próprio azar. Os pássaros encarcerados, asas cortadas, o canto em sua língua que pede por socorro, liberdade. Querem ver o mundo com a mesma possibilidade de escolha que nós achamos que temos. Nós, que também estamos presos dentro das realidades falsas e vendidas que seguimos fielmente. Achamos que somos independentes, seres feitos de escolhas, mas no máximo optamos pela marca do creme dental, dentro de tantas que são dum mesmo sistema podre, que visa lucro antes de bem estar, saúde, respeito. RESPEITO. É isso que nos falta, e tanta gente falando, sabendo, fazendo, e TANTAS outras vivendo iludidas infinitamente nessa mentira. Vive-se para nada. - O problema não é morrer, e sim o fato de as pessoas não viverem mais. - algo assim no filme de ontem. Um outro filme que mexeu mesmo comigo foi INTO THE WILD. História real de alguém que estava cansado da hipocrisia da sociedade, da imagem exigida, status, e foi viver sua vida de uma maneira diferente. Enfim, assistam. Mas reflitam. Eu tenho que refletir também! Bom, eu comecei falando de carne. Quero terminar falando de carne.
Você sabia que a China consome 51% da carne de porco mundial?
Que nós brasileiros estamos desmatando nossas matas virgens para destinar seu espaço ao plantio de grãos e a cultura bovina, sendo que a maioria destes é exportada para China e outros países? Nossos grãos alimentam os porcos criados por lá e consumidos por lá.
Que se usássemos as riquezas que existem nas florestas ganharíamos muito mais DINHEIRO. Pesquisas inteligentes, não brutalidade impensada. Remédios, cura, avanço.
Que a carne não é indispensável na nossa alimentação.
Que a carne de vitela é macia daquele jeito pois os bezerros são colocados em baias com espaço insuficiente para que exerçam suas funções mais básicas, como se virar ou andar, sem nunca se exercitar ou receber banhos de sol.
....??????????????????????????????????????
Eu podia escrever um livro de indignações. Mas não sei ainda se é o bastante.
.
.
Foto por mim.

3 comentários:

  1. Você já leu a história de Tolstoi?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i
    Você vai se amarrar no cara, largou tudo pra morar no mato, parou de beber e fumar e virou vegetariano, um puta escritor, gastava dinheiro com bebida, era um cuzidásso, adorava um puteiro, se sentia inútil para a sociedade e se alistou para o exército, logo mais por motivos que só lendo o livro vc saberia o porquê ou o wikipédia da um tapinha por cima, o tornou pacifista, enfim aí tem os lances dele virar vegetariano. "histórias do Nhame, parece coisa que a minha mãe faz. Já teve a época da calêndula, da babosa, da soja, do suco de couve, IXI~! Foi o primneiro surto impulsionado da sua velha? Mas é bom, a gente sempre entra na onda delas..." Lembra que você comentou isso em meu blog? Pois é, eu já tentei ser vegetariano um dia, fui dar uma de caminhãozinho vélho, embalinho dos outros aí uns amigos começaram a virar vegetarianos, alguns seguiram carreira, eu perseverei por 3 meses mas aqui em casa é impossível, minha família é muito carnívora e ninguém colaborava com minha postura, era difícil, enquanto eles faziam suas devidas refeições, eu tinha que separar a carne moída e acabava ficando puto com o molho ou algum pedacinho de carne que achava, ou enquanto eles já iniciavam sua refeição eu ia lá fritar um ovo, era uma perda de tempo, então eu até meio que me identifico com você, se não fosse músico, atualmente sou professor de guitarra, eu estaria buscando fazer Biologia, como já tentei antes na UFPR, inclusive dia 13 de junho fui ao Zoológico de SP, é LINDO, é enorme, muito maior do que esse de Curitiba, é fascinant, eu me identifico com tudo alí escrito, sobre a liberdade dos animais, acho triste como os pescadores pegam o peixe-boi, são animais extremamente amistosos e curiosos, se aproximam do barco e tornam-se presas fáceis, eles usam rolhas, essas normais que vc vê em garrafas de vinho, metem a rede no bicho e põe as rolhas nas narinas para asfixiar, assim não precisa de arma que corte, nada que danifique o bicho, e aí já tem os boatos das propriedades medicinais, inclusive com os tubarões brancos, que dizem que dele retiram algo ótimo para a ereção, vá te a merda, eu juro que prefiro ficar bróxa do que ceifar a vida de um tubarão branco, eu acho os tubarões fascinantes, e sabe o que eles fazem às as aves para que elas cantem em algumas partes do Brasil? Talvez até pelo mundo, pegam uma pequena agulha, esquentam e enfiam no olho do animal, em desespero ele começa a cantar todos os dias, talvez não seja bem um canto, eu relaciono ao blues, os negros expressavam sua tristeza no Mississipi, Missouri, Tennesse, Arkansas e regiões do Sul através do Blues, essas são as regiões pelo menos do Blues raíz, as aves vamos por assim dizer, que cantam forçadas dessa forma, são rainhas do "Blues aladas". Já falei demais, daria um belo debate numa mesa isso! Eu falei um pouco sobre esse lance de "prisão" no meu último post! Se quiser confere lá! Beijos Japoranga!

    ResponderExcluir
  2. Belo blog, karla.
    Muito bom! Favoritei aqui.

    :*
    marcel

    ResponderExcluir
  3. Agora que estava lendo aqui...realmente o consumo de carne nos tras muita indignação.
    Mas o mundo não é feito de opiniões, vamos agir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    o que falta é interesse das pessoas por estes assuntos, ja que é seu conforto que está em jogo...típico de egoístas.Prefiro ser ignorante mesmo, aceitar o que me é imposto.Porque jamais deixaria de comer para salvar um boi.se eu deixar, terão outros comendo.é assim o pensamento.o resto falamos sempre ao vivo!ahahah

    ResponderExcluir

~Diga...