quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eu. Parte 1.

Talvez eu perca muito tempo no meu conflito mental que se preocupa com os outros.

Talvez se passasse mais tempo do meu tempo mudo pensando em coisas mais produtivas, teria mais produção! - Mental e física, não física com relação à corpo, e sim concreta, matéria, linhas e páginas, quadros, produção! - O resultado do fazer acontecer. Exige desenvolvimento de pensamentos e idéias!

Se não meditarmos, analizarmos no silêncio e no ECO de nossas mentes ociosas e desocupadas em grande parte do dia, vamos todos acabar na mesmice da rotina pré-fabricada e vendida em cartelas. Chatice. Fazer a vida rodar no anti-horário. As coisas evoluírem. Fluir.



Nota - este texto serve pra todo mundo, ou quase.
Foto na BemFaz 03/09.

Mudanças a olho nú.

As coisas mudam em um ano. As pessoas mudam. Os cabelos, o jeito (não muito), os sonhos, as conquistas. O carinho é o mesmo.
As pessoas mudam. Os papos, as roupas, os gostos (nem tanto), os lugares, as vontades e novidades.

As pessoas mudam. Principalmente aquela que eu vejo refletida nos vidros de carros parados e cheios de pó, lojas em promoção e espelhos lascados. As lições aprendidas em curto espaço de tempo que agora parecem ter mais sentido. A ansiedade e a vontade de ter uma segunda chance de colocá-las em prática. O amor mais forte e evidente pela família, amigos e pátria. A admiração por aqueles que já passaram e superaram com vitória as fases da vida que eu e meu amigo, companheiro e amante estamos ainda inaugurando.

A velha vontade de aprender sendo satisfeita com a compreensão de fatos e explicações. IDÉIAS. É a mente trabalhando.

O amor (que antes era duvidoso) pela tão linda pátria. O céu azul e mais que infinito, que enche nosso povo de esperança. A vegetação diversificada, cores sorrizos, calor do sol e humano. ORGULHO.

Vontade de ocntar pra todo mundo como é fácil de viver em harmonia. Chega de egoísmo. Aonde foi parar a solidariedade verdadeira? Será que a corrupção alheia nos corrompeu? E os sonhos?!...Foram vendidos em liquidação?

Eu vi gente de todas as cores, raças, crenças, vivendo em paz num lugar que não tem nem metade das nossas belezas naturais. Qual o motivo da nossa incapacidade?
Se você souber, me conte.


Terra Prometida
Vinicius de Moraes/Toquinho
Poder dormir
Poder morar
Poder sair
Poder chegar
Poder viver
Bem devagar
E depois de partir poder voltar
E saber que vai ver o sol raiar
E ter amor e dar amor
E receber amor até não poder mais
E sem querer nenhum poder
Poder viver feliz pra se morrer em paz
.
.
3 fotos do Véio Zuza e 2 pedaços de uma foto na ida para Pato Branco. 03/09.

Filosofia de vida.

Ás vezes me surpreendo com a ingenuidade com que algumas pessoas levam suas vidas.
Enchem suas cabeças com estúpidas futilidades e acreditam que aquilo é o seu essencial!!!
Vivem de mentiras e falsidades. Abrem inúmeros e incontáveis detalhes de sua vida pessoal para quem estiver disposto a entrar, pagando apenas com um pouco de dispensável atenção. Contam detalhes e confiam cegamente nos outros, sendo que muitas vezes, ninguém pode confiar nada a eles. São usados, seja pela sua beleza, seja pela sua bondade ou ingenuidade. Depois se revoltam e descontam nas pessoas erradas.

Na convivencia diária temos que separar os 'amigos' em categorias.
.
.
Nº 1 - Os que sempre estarão a sua disposição quando se trata de diversão e conselhos manjados e prontos, guardados nas gavetas da língua, gastos de tanto uso.
.
Nº 2 - Os contatos de trabalho e etc, que em grande maioria são companhias agradabilíssimas por anos e anos, pois em grande maioria nunca há o conhecimento profundo de ambas as partes. Superfície apenas.
.
Nº 3 - Os raros amigos/irmãos. Os que escolhemos conviver e "aguentar" com todo prazer. São diferentes e parecidos com os irmãos/amigos, que são deliciosos fardos do destino. Melhor escola onde se aprende a conviver/aceitar diferenças. Amor incondicional e a tal conexão com o passado.

Se soubermos encarar a relação com as pessoas que conhecemos e convivemos todos os dias de nossas vidas desta forma, garanto que os tombos dos penhascos da amizade serão menores e menos doloridos. Além de aproveitarmos tudo e todos com muito mais tranquilidade.
A realidade não nos permite arriscar o fim de nossa privacidade por conselhos invejosos, burros e vazios. Saber com quem conversar, e conseguir segurar a boca quando o cérebro se volta para o pessoal em uma brecha silenciosa, é privilégio de poucos. Privilégio que pode ser conquistado por qualuqer um, com um pouco de dedicação. Lembre-se que você possue outros conhecimentos, coisas interessantes que acrescentarão muito mais à conversa e à pessoa.
Torne sua vida mais sua, menos pública.
Analize suas palavras.
Pense - sozinho - e quando realmente precisar de um conselho, escolha o amigo estilo Nº 3 que melhor se encaixa àquela situação. Reserve o assunto para ele e ponto. Somente depois de uma tentativa frustrada leve o problema que busca solução para outro alguém de confiança.
Respire fundo e continue a sorrir. Esqueça mágoas, esqueça as longas histórias de intrigas.
Pense nas coisas boas do seu dia, e se você não encontrar nenhuma, invente-as!!!
Foto tirada de um barco na Praia do Pinho atravéz de um binóculo 03/09.

Construção-Desconstrução





Não acredito em feminismo
tanto quanto não acredito
em machismo.



IGUALDADE. Respeito pelas diferenças que existem. Não subestime a força de uma mulher, a fidelidade de um homem...Chega de clichês. O mundo já está bem cheio de porcaria pra gente perder tempo com velhos PRÉ-conceitos.




Que tudo seja novo!
Que as pessoas consigam apagar da memória as suas idéias e opiniões pré-fabricadas, moldadas e encaixadas em suas cabeças.



Entramos agora numa nova era de conciência ambiental e social, aonde o individualismo, o capitalismo e o consumismo podem ser o peso que nos leva cada vez mais até o fundo do poço. Caminhamos todos juntos e separados para o nosso fim, para o fim de nossos futuros filhos e netos - fim do nosso conforto e felicidade. Todos afogados na nossa própria merda. Literalmente!
Foto em uma das ruas de São Paulo. 03/09